Monday, October 13, 2008

Vamos ao Distrito

Definiu, o Governo de dia, que o distrito seria a base de planificacão e desenvolvimento: alta ideia!

Constituiu-se os Conselhos Locais, que sao a máxima expressão das Instituicões de Consulta e Participacão Comunitária (IPCC's). É a partir das IPCC's de base que vai se constituindo os diversos níveis de Conselhos Locais, isto é, comeca-se das IPCC até se chegar ao Conselho Local do Distrito.

dando um exemplo: O distrito X tem 3 Postos Administrativos, 6 Localidades e 10 Povoacoes. É suposto em cada povoacão existirem pescadores, agricultores, apicultores, entre outros grupos de interesse.

Estes grupos de interesse organizam-se em associacões, que são chamados de Fóruns Locais, que defendem os interesses dos respectivos grupos. Então, é deste Fóruns Locais, que se elegem os que farão parte dos Conselhos Locais das 10 Povoacões. Os CL's de Povoacão de um certa Localidade deve eleger membros para os CL's da Localidade.

Atencão, as eleicões sao geograficamente circunscritas. Isto é, os membros que podem fazer parte, por exemplo, de um CL de Localidade, só podem ser dos CL's das Pvoacões dessa mesma Localidade.

Até para semana com mais...

De Volta.

Como prometi, ca estou para mais um blogar em jardins proibidos. Prometi falar dos MAMBAS, mas acho que nao há muito a dizer, a não ser que ESTAMOS APURADOS.

Há, ou houve uma grande confusão sobre este apuramento, já que, pessoas houve que festejaram apuramento ao mundial, outras festejaram o apuramento ao CAN. Mas nem uma nem outra, a verdade é que estamos apurados para a fase seguinte. Isto é, temos mais uma outra disputa.

Foram apuradas 20 seleccões africanas, que por sua vez vao formar 5 grupos de 4 cada, donde sairao os que vao participar no mundial e no CAN.

Sao as seguintes as seleccões apuradas: Camaroes, Egipto, Nigeria, Ghana, Cote d'Ivoire, Tunisia, Marrocos, Guiné, Mali, Zambia, Burkina Faso, Argélia, Gabão, Kénia, Ruanda, Benin, Togo, Mocambique, Sudao e Malawi.

Eu escolho Malawi, Ruanda e ... Nao vejo mais a... a... a moleza!!!

Monday, October 6, 2008

Em querendo

Entrei no blog do Dr Araujo (Manuel de), e ... a oportunidade faz o ladrao!
Se aparecer o dono, ca estou para lhe devolver, mas deixar um espaco destes sem nada, e' que nao!

Nao sou grande escritor, mas gosto de blogar, principalmente de visitar blogs alheios e de comentar como anonimo. Agora apanhei esta oportunidade que me fez ladrao.

Gostei do espaco e como primeiro dia, nao vou fazer mais nada que agradecer.

O Na Mira desta semana (porque e' semanal) falara dos mambas e das surpresas que nos pode reservar a pr'opria semana sobre "casos pendentes" da praca, sei la que mais.

Mas o meu prato forte sao questoes de desenvolvimento, falando do distrito, 7 milhoes, Conselhos Locais, interaccao entre Governos distritais e os Conselhos Locais, instituicoes de ajuda ou apoio ao distrito, etc, etc, etc.

Este espaco ira se debrucar sobre a planificacao, seu passado, presente e perspectivas para o futuro.

Espero que alguem me encoraje a faze-lo, e que (ah como gostaria!), o dono nao reclame o seu espaco antes de 6 meses.

Espero, e aceito debater qualquer tema que entre neste espaco, basta nao ser para rastejar a lingua.

Obrigado!